ARTISTA-MEMÓRIA

CONSTRUINDO UM PENSAMENTO NA CONTRAMÃO DO NEGACIONISMO

Auteurs-es

  • ANA TEREZA MENDES SOUZA Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2022v5n1ID24436

Résumé

Este presente artigo propõe uma reflexão sobre a relação do artista, em particular, os fazedores da arte teatral, e suas potencialidades frente à onda negacionista que vem se alastrando no Brasil e que aniquila a identidade de sua nação. Logo, paralelamente, este trabalho discorre também sobre o valor que a memória, e a história, possuem sobre a construção da identidade de um indivíduo e, intrinsecamente, de um povo. Neste contexto, surge o artista-memória, fruto de uma ideia desenvolvida a partir da pesquisa de mestrado em Artes Cênicas, aprofundando o pensamento sobre as marcas e transformações que a arte pode produzir neste contexto atual. Tendo como referencial teórico as ideias do sociólogo Maurice Halbwachs, num diálogo com os pensamentos contemporâneos de Michael Pollak, além das contribuições do historiador Pierre Nora, no que tange, principalmente, o conceito de “homem-memória”, o artista-memória é a reafirmação de que é preciso olhar para o passado, para as memórias, com o objetivo não só de entender o presente, mas bem como criar, conscientemente, o futuro.

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Publié-e

21-12-2022

Comment citer

MENDES SOUZA, A. T. ARTISTA-MEMÓRIA: CONSTRUINDO UM PENSAMENTO NA CONTRAMÃO DO NEGACIONISMO. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 20, 2022. DOI: 10.21680/2595-4024.2022v5n1ID24436. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/24436. Acesso em: 23 nov. 2024.