EXPERIÊNCIA E SUSPENSÃO
IMPROVISAÇÃO EM UM ENSINO EM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2021v4n1ID24638Resumo
Este artigo tem como propósito trazer à discussão questões que atravessam a experiência, o tempo presente, o lapso e a suspensão de automatismos, tendo como fio condutor as reflexões tecidas durante as práticas de improvisação realizadas no componente curricular arte, em escola da rede formal e pública de ensino médio. Para tanto, nos apoiamos nos escritos de Larossa e Fiadeiro a partir de suas análises voltadas ao jogo, composição e experiência, contribuindo, assim, para o entendimento do termo suspensão como um estado em presença, cuja percepção ativa modelam poéticas inventivas em jogos improvisacionais e em práticas de composição instantânea em dança.
Palavras chaves: improvisação; composição instantânea; dança; ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).