Manzuá, Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, periódico eletrônico de fluxo contínuo com acesso gratuito e revisão por pares, receberá artigos inéditos, ensaios fotográficos e vídeos de processos artísticos em Artes Cênicas até 2021, sob o tema “Improvisação, consciência e fluxo”, baseado em um dossiê comemorativo de 10 anos do projeto Jam Session: um momento cênico em movimento.
A Jam Session, um projeto de extensão criado em 2010, visa democratizar e praticar a linguagem da improvisação na transversalidade entre as linguagens artísticas (dança, música, performance, teatro, artes visuais, poesia ...), bem como o estudo e reflexão sobre como a percepção e a conexão de significados acontecem no momento presente. Outros temas relacionados à pesquisa são: linguagens de interface, dramaturgia, presença, composição em tempo real, percepção, fluxo, consciência ...
A improvisação é a linguagem temática norteadora do dossiê comemorativo e visa aproximar artistas-professores-pesquisadores que se identificam com o tema em seus múltiplos aspectos, compartilhando relatos, memórias, reflexões, imagens, poéticas, sons, plasticidades ... Ou seja, ousadia em relação à forma é também o tema e o conteúdo desta edição da revista, assim como as pesquisas realizadas pelo Jam, desde 2010, e pela residência artística bienal Improcesso, desde 2013, a ela relacionada, coordenada por Patrícia Leal .

Publicado: 19-07-2021

Editorial

Travessias em pesquisa/ Crossings in research