ÉTICA/ESTÉTICA DAS GINGAS
APRENDIZAGENS DO CORPO NAS RODAS E BRINCADEIRAS POPULARES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36306Resumo
Este artigo discute as aprendizagens do corpo nas rodas e brincadeiras populares, com foco nas relações éticas e estéticas que caracterizam esses ambientes. A proposta é realizar esta reflexão com as experiências dos autores, principalmente de duas maestrias, na Capoeira e no Bumba meu boi. Ao descrever como as aprendizagens corporificadas se desenvolvem nesses ambientes, pretende-se ampliar a compreensão sobre as especificidades dessas rodas/brincadeiras em que o corpo aparece como terreiro. O interesse é endereçar essa questão a partir de dois níveis de leitura interconectados: o primeiro, a formação ética/estética, e o segundo, do ponto de vista sensório-motor e afetivo-cognitivo, remete à consciência corporal. Como discutir estas relações nas rodas de capoeira e nas brincadeiras populares? O que a capoeira e o Bumba meu boi trazem de particularidades para as aprendizagens corporais, consideradas em suas epistemologias próprias? O nosso ponto de vista consiste em argumentar que tudo está interligado, ou seja, a aprendizagem ética/estética nessas rodas e o papel do corpo nesses processos.
Palavras-chave: Capoeira. Bumba meu boi. Aprendizagens. Corpo. Ética/Estética.
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