ÉTICA/ESTÉTICA DAS GINGAS

APRENDIZAGENS DO CORPO NAS RODAS E BRINCADEIRAS POPULARES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36306

Résumé

Cet article aborde l’apprentissage du corps dans la Capoeira et les danses populaires en cercle, en se concentrant sur les relations éthiques et esthétiques qui caractérisent ces environnements. La proposition est de mener cette réflexion avec les expériences des auteurs, principalement issues de deux maîtrises, Capoeira et Bumba meu boi. En décrivant comment se développe l'apprentissage incarné dans ces environnements, l'objectif est d'élargir la compréhension des spécificités de ces danses en cercles/Capoeira dans lesquelles le corps s'engage et se transforme en terreiro. L'intérêt est d'aborder cette question à partir de deux niveaux de lecture interconnectés : le premier, celui de la formation éthique/esthétique, et le second, d'un point de vue sensorimoteur et affectif-cognitif, se réfère à la conscience du corps. Comment peut-on discuter de ces relations dans les cercles de capoeira et de danses populaires ? Quelles particularités la capoeira et le Bumba meu boi apportent-elles à l’apprentissage incarné, considéré dans leurs propres épistémologies ? Notre point de vue est de soutenir que ces processus sont interconnectés, c'est-à-dire l'apprentissage éthique/esthétique dans ces cercles et le rôle du corps dans ces processus.

Mots-clés : Capoeira. Bumba meu boi. Apprentissages. Corps. Éthique/Esthétique.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eloisa Domenici, UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora Associada do Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Porto Seguro, BA. Artista da Dança, pesquisadora e docente das artes do corpo, graduada em Dança pela UNICAMP (Campinas, 1991), com Mestrado em Imunologia pela mesma instituição e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (São Paulo, 2004). Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia UFBA, desde 2010, e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFSB. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e membro da Associação Nacional de Pesquisa em Dança (ANDA). Coordenou, de 2005 a 2008, o curso de Especialização Estudos Contemporâneos em Dança da Escola de Dança da UFBA. Membro do Subcomitê de Artes 2008-2010 no PIBIC-UFBA. Integrante da equipe do projeto Sambas, Rodas e Raízes: dancing, music and the embodyment of roots in the northeast of Brazil, com apoio da Social Sciences and Humanities Research Council-SCHRC, do Canadá, em cooperação com a York University e a University of Toronto, 2007-2009. Integrou a equipe de criação e implantação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, que instituiu os primeiros Bacharelados Interdisciplinares com amplo escopo e acesso na universidade pública brasileira. Coordenou o Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA até o seu reconhecimento pelo MEC. Liderou do Projeto ProExt-Mec Tradições Cênico-poético-musicais do Recôncavo Baiano, Interação de Saberes, junto com Katharina Doring, em 2011. Integrou a equipe de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia em três campi, cujo modelo inovador de regime de ciclos foi reconhecido pela inclusão social e respeito à epistemodiversidade, 2014-2016. Coordenou, de 2016 a 2018, o Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFSB em Porto Seguro. Idealizou e coordenou a criação do curso de Especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares, na UFSB em Porto Seguro, 2018. Avaliadora ad-hoc de cursos de graduação pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Liderou o Grupo de Pesquisa Corpo Brincante-Estudos Contemporâneos das Danças Populares, na UFBA, entre 2005 e 2013. Criou o grupo de pesquisa Poéticas do Corpo e Saberes Populares, na UFSB em 2019. Investigadora visitante no CES Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em 2020, sob orientação do Prof. Boaventura de Sousa Santos. Interesses na pesquisa: Corporeidades; Estudo do corpo cênico; Educação somática; Memória corporal; Corporalidades e epistemologias afro-ameríndias nas artes do corpo em cena; Contracolonialidade na cena de Dança; Manifestações cênicas afro-ameríndias; Artes na educação antirracista; Formação do artista da cena; Pedagogias da cena; Processos educacionais em artes cênicas. Orienta estudantes de IC, Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas, Mestrado em Artes. (Fonte: Currículo Lattes)

Jose Antonio Pires de Carvalho, Grupo Cupuaçu

José Antônio Pires de Carvalho (Cururupu, Maranhão, 1955). Cantor, compositor, ator e produtor cultural. Figura fundamental para a disseminação de tradições da matriz popular africana, com especial atenção para o bumba meu boi. Seus conhecimentos e criações enriquecem também o cancioneiro popular relacionado aos folguedos e a danças tradicionais.

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Publié-e

02-11-2024

Comment citer

DOMENICI, E.; PIRES DE CARVALHO, J. A. . ÉTICA/ESTÉTICA DAS GINGAS: APRENDIZAGENS DO CORPO NAS RODAS E BRINCADEIRAS POPULARES. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 27–44, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36306. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36306. Acesso em: 7 nov. 2024.