ÉTICA/ESTÉTICA DAS GINGAS

APRENDIZAGENS DO CORPO NAS RODAS E BRINCADEIRAS POPULARES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36306

Resumen

Este artículo analiza el aprendizaje sobre el cuerpo en la Capoeira y las danzas populares en círculo, centrándose en las relaciones éticas y estéticas que caracterizan estos ambientes. La propuesta es realizar esta reflexión con las experiencias de los autores, principalmente de dos maestrías, Capoeira y Bumba meu boi. Al describir cómo se desarrolla el aprendizaje corporal en estos entornos, el objetivo es ampliar la comprensión de las especificidades de estos círculos de danza/Capoeira en los que el cuerpo se involucra y se convierte en terreiro. El interés es abordar esta cuestión desde dos niveles de lectura interconectados: el primero, la formación ético/estética, y el segundo, desde el punto de vista sensoriomotor y afectivo-cognitivo, se refiere a la conciencia corporal. ¿Cómo podemos discutir estas relaciones en los círculos de capoeira y bailes populares? ¿Qué particularidades aportan la capoeira y el Bumba meu boi al aprendizaje corporal, considerado en sus propias epistemologías? Nuestro punto de vista es argumentar que estos procesos están interconectados, es decir, el aprendizaje ético/estético en estos círculos y el papel del cuerpo en estos procesos.

Palabras clave: Capoeira. Bumba meu boi. Aprendizajes. Cuerpo. Ética/Estética.

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Biografía del autor/a

Eloisa Domenici, UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora Associada do Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Porto Seguro, BA. Artista da Dança, pesquisadora e docente das artes do corpo, graduada em Dança pela UNICAMP (Campinas, 1991), com Mestrado em Imunologia pela mesma instituição e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (São Paulo, 2004). Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia UFBA, desde 2010, e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFSB. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e membro da Associação Nacional de Pesquisa em Dança (ANDA). Coordenou, de 2005 a 2008, o curso de Especialização Estudos Contemporâneos em Dança da Escola de Dança da UFBA. Membro do Subcomitê de Artes 2008-2010 no PIBIC-UFBA. Integrante da equipe do projeto Sambas, Rodas e Raízes: dancing, music and the embodyment of roots in the northeast of Brazil, com apoio da Social Sciences and Humanities Research Council-SCHRC, do Canadá, em cooperação com a York University e a University of Toronto, 2007-2009. Integrou a equipe de criação e implantação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, que instituiu os primeiros Bacharelados Interdisciplinares com amplo escopo e acesso na universidade pública brasileira. Coordenou o Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA até o seu reconhecimento pelo MEC. Liderou do Projeto ProExt-Mec Tradições Cênico-poético-musicais do Recôncavo Baiano, Interação de Saberes, junto com Katharina Doring, em 2011. Integrou a equipe de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia em três campi, cujo modelo inovador de regime de ciclos foi reconhecido pela inclusão social e respeito à epistemodiversidade, 2014-2016. Coordenou, de 2016 a 2018, o Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFSB em Porto Seguro. Idealizou e coordenou a criação do curso de Especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares, na UFSB em Porto Seguro, 2018. Avaliadora ad-hoc de cursos de graduação pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Liderou o Grupo de Pesquisa Corpo Brincante-Estudos Contemporâneos das Danças Populares, na UFBA, entre 2005 e 2013. Criou o grupo de pesquisa Poéticas do Corpo e Saberes Populares, na UFSB em 2019. Investigadora visitante no CES Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em 2020, sob orientação do Prof. Boaventura de Sousa Santos. Interesses na pesquisa: Corporeidades; Estudo do corpo cênico; Educação somática; Memória corporal; Corporalidades e epistemologias afro-ameríndias nas artes do corpo em cena; Contracolonialidade na cena de Dança; Manifestações cênicas afro-ameríndias; Artes na educação antirracista; Formação do artista da cena; Pedagogias da cena; Processos educacionais em artes cênicas. Orienta estudantes de IC, Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas, Mestrado em Artes. (Fonte: Currículo Lattes)

Jose Antonio Pires de Carvalho, Grupo Cupuaçu

José Antônio Pires de Carvalho (Cururupu, Maranhão, 1955). Cantor, compositor, ator e produtor cultural. Figura fundamental para a disseminação de tradições da matriz popular africana, com especial atenção para o bumba meu boi. Seus conhecimentos e criações enriquecem também o cancioneiro popular relacionado aos folguedos e a danças tradicionais.

Publicado

02-11-2024

Cómo citar

DOMENICI, Eloisa; PIRES DE CARVALHO, Jose Antonio. ÉTICA/ESTÉTICA DAS GINGAS: APRENDIZAGENS DO CORPO NAS RODAS E BRINCADEIRAS POPULARES. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 27–44, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36306. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36306. Acesso em: 25 dic. 2025.