O VAI E VEM DE LOS CHINELOS NO CARNAVAL MEXICANO:

CORPO E PESQUISA DE CAMPO EM EXPRESSÕES POPULARES.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36342

Resumo

A escrita compõe reflexões concebidas a partir de uma pesquisa de campo na cidade de Tepoztlán, no México, em que as pesquisadoras Daniela Amoroso e Renata Morais vivenciaram a experiência do corpo estrangeiro na troça carnavalesca denominada Los Chinelos. As problematizações foram construídas por presenciarem durante a festividade, circunstâncias de enfrentamento ao determinismo e a padrões paradigmáticos que podem provocar a redução da experiência investigativa. Utilizamos as noções de alteridade, relação pela participação e espetacularide da etnocenologia, a análise de imagens e referências bibliográficas que dialogam com as questões levantadas e ampliam as percepções sobre a pesquisa de campo nas expressões populares. O resultado desse bailado e dos pensares por ele estimulado, aponta para a necessidade de uma visão mais crítica sobre os elementos segregadores que se encontram velados nos fazeres populares seja no Brasil ou fora dele, e na compreensão da importância da pesquisa de campo como forma de letramento em dança.

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Biografia do Autor

Renata Celina de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Magistério Superior - Arte-Educação- da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e professora colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Mestrado Profissional em Artes - PROFArtes. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e doutorado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2023). Realizou estudos de estágio Doutoral na Escuela nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello - México. Tem experiência na área de Arte-educação,corpo, tradição e práticas espetaculares populares.

Daniela Maria Amoroso, UFBA

Superintendente de Governança da ECT- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos desde Outubro de 2024.Superintendente de Educação da ECT- Empresa de Correios e Telégrafos, de Novembro de 2023 a Outubro de 2024.Coordenadora Geral de Projetos Interinstitucionais da Diretoria de Projetos do Ministério do Esporte de março de 2023 a Novembro de 2023. Graduada em Economia. Mestra em Política Científica e Tecnológica e Doutora em Artes Cênicas. Professora associada da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (2010). Realizou pesquisa de pós-doutorado júnior pela Université Paris 8- Saint Denis (2015/2016, bolsa CAPES). Realizou também pesquisa de pós-doutorado senior na Université Paris 8, pelo Programa CAPES PRINT 2019, com o projeto de pesquisa: Do Miudinho à Pizzica as mullheres dançam: interculturalidades, gestos e poéticas em rituais de cura, devoção e festa. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009). Foi scholar do Programa Erasmus Mundus 2008/2009 nas Universidades ULB/Bruxelas, Paris 8 Saint Denis e Université Nice Sphia Antipolis. Daniela é dançarina e pesquisadora. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança (gestão 2017-2019), presidiu a comissão que elaborou e aprovou na CAPES-APCN o primeiro curso de doutorado em Dança da América Latina que recebeu nota 5 da CAPES em 2022. Está como chefe de Departamento da Escola de Dança (gestão 2021 - 2023). É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999) e Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2004). Realizou seus estudos de graduação em Dança na Universidade Estadual de Campinas (2000-2005) . Suas áreas de interesse são as mediações culturais e suas relações com a Política Internacional e com o Patrimônio Imaterial da Humanidade. Participou de diversos coletivos de artistas: Cia Ditirambo de Dança, Grupo Adejo, Espaço Cultural Semente (fundadora), Cia de Teatro Arrastão, Grupo Cupinzeiro, Grupo Botequim de Samba (fundadora), Casarão Barabadá (fundadora), Grupo Cumades de Samba (fundadora). Criadora de 3 solos de Dança: Deixa eu Livre, N[odoa e Hortensia.

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Publicado

02-11-2024

Como Citar

DE MORAIS, R. C.; AMOROSO, D. M. O VAI E VEM DE LOS CHINELOS NO CARNAVAL MEXICANO: : CORPO E PESQUISA DE CAMPO EM EXPRESSÕES POPULARES. . Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 192–204, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36342. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36342. Acesso em: 30 dez. 2024.