O VAI E VEM DE LOS CHINELOS NO CARNAVAL MEXICANO:

CORPO E PESQUISA DE CAMPO EM EXPRESSÕES POPULARES.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36342

Abstract

The writing comprises reflections conceived from field research in the city of Tepoztlán, Mexico, in which researchers Daniela Amoroso and Renata Morais experienced the experience of the foreign body in the carnival show called Los Chinelos. The problematizations were constructed by witnessing, during the festivity, circumstances of confronting determinism and paradigmatic patterns that can lead to a reduction in the investigative experience. We use the notions of alterity, relationship through participation and spectacularity of ethnocenology, the analysis of images and bibliographic references that dialogue with the questions raised and expand perceptions about field research in popular expressions. The result of this ballet and the thoughts it stimulated, points to the need for a more critical view of the segregating elements that are hidden in popular practices, whether in Brazil or abroad, and in understanding the importance of field research as a form of dance literacy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Celina de Morais Otelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Magistério Superior - Arte-Educação- da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e professora colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Mestrado Profissional em Artes - PROFArtes. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e doutorado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2023). Realizou estudos de estágio Doutoral na Escuela nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello - México. Tem experiência na área de Arte-educação,corpo, tradição e práticas espetaculares populares.

daniela maria Amoroso, UFBA

Superintendente de Governança da ECT- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos desde Outubro de 2024.Superintendente de Educação da ECT- Empresa de Correios e Telégrafos, de Novembro de 2023 a Outubro de 2024.Coordenadora Geral de Projetos Interinstitucionais da Diretoria de Projetos do Ministério do Esporte de março de 2023 a Novembro de 2023. Graduada em Economia. Mestra em Política Científica e Tecnológica e Doutora em Artes Cênicas. Professora associada da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (2010). Realizou pesquisa de pós-doutorado júnior pela Université Paris 8- Saint Denis (2015/2016, bolsa CAPES). Realizou também pesquisa de pós-doutorado senior na Université Paris 8, pelo Programa CAPES PRINT 2019, com o projeto de pesquisa: Do Miudinho à Pizzica as mullheres dançam: interculturalidades, gestos e poéticas em rituais de cura, devoção e festa. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009). Foi scholar do Programa Erasmus Mundus 2008/2009 nas Universidades ULB/Bruxelas, Paris 8 Saint Denis e Université Nice Sphia Antipolis. Daniela é dançarina e pesquisadora. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança (gestão 2017-2019), presidiu a comissão que elaborou e aprovou na CAPES-APCN o primeiro curso de doutorado em Dança da América Latina que recebeu nota 5 da CAPES em 2022. Está como chefe de Departamento da Escola de Dança (gestão 2021 - 2023). É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999) e Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2004). Realizou seus estudos de graduação em Dança na Universidade Estadual de Campinas (2000-2005) . Suas áreas de interesse são as mediações culturais e suas relações com a Política Internacional e com o Patrimônio Imaterial da Humanidade. Participou de diversos coletivos de artistas: Cia Ditirambo de Dança, Grupo Adejo, Espaço Cultural Semente (fundadora), Cia de Teatro Arrastão, Grupo Cupinzeiro, Grupo Botequim de Samba (fundadora), Casarão Barabadá (fundadora), Grupo Cumades de Samba (fundadora). Criadora de 3 solos de Dança: Deixa eu Livre, N[odoa e Hortensia.

Published

02-11-2024

How to Cite

OTELO, R. C. de M.; AMOROSO, daniela maria. O VAI E VEM DE LOS CHINELOS NO CARNAVAL MEXICANO: : CORPO E PESQUISA DE CAMPO EM EXPRESSÕES POPULARES. . Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 192–204, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36342. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36342. Acesso em: 21 nov. 2024.