O VAI E VEM DE LOS CHINELOS NO CARNAVAL MEXICANO:
CORPO E PESQUISA DE CAMPO EM EXPRESSÕES POPULARES.
DOI :
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36342Résumé
A escrita compõe reflexões concebidas a partir de uma pesquisa de campo na cidade de Tepoztlán, no México, em que as pesquisadoras Daniela Amoroso e Renata Morais vivenciaram a experiência do corpo estrangeiro na troça carnavalesca denominada Los Chinelos. As problematizações foram construídas por presenciarem durante a festividade, circunstâncias de enfrentamento ao determinismo e a padrões paradigmáticos que podem provocar a redução da experiência investigativa. Utilizamos as noções de alteridade, relação pela participação e espetacularide da etnocenologia, a análise de imagens e referências bibliográficas que dialogam com as questões levantadas e ampliam as percepções sobre a pesquisa de campo nas expressões populares. O resultado desse bailado e dos pensares por ele estimulado, aponta para a necessidade de uma visão mais crítica sobre os elementos segregadores que se encontram velados nos fazeres populares seja no Brasil ou fora dele, e na compreensão da importância da pesquisa de campo como forma de letramento em dança.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Renata Celina de Morais Otelo, daniela 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).