TEATRO, EDUCAÇÃO E BEM VIVER

PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Thazio Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • André Luiz Rodrigues Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID36837

Resumo



Esta pesquisa propõe pensar um traçado de pistas que poderá ser utilizado em contextos formais e informais de educação no intuito de apre(e)nder novas formas relacionais - de organização social, corporal e de práticas políticas – que abarquem um estilo de vida sustentável, inspiradas nos ideais do Bem Viver de Alberto Acosta (2019). A construção desse pensamento partirá de práticas corporais fundadas no Teatro Ritual (HADERCHPECK, 2020), na Poética dos Elementos (HADERCHPECK, 2016) e nas proposições do Bem Viver, pretendendo-se, assim, instigar o imaginário de alunos e alunas quanto a possíveis caminhos de aprendizagem do sentir, estar, viver em harmonia e equilíbrio consigo mesmo, entre si e o outro, e entre homem e natureza. Para a realização desse trabalho, foi feito um levantamento bibliográfico de pesquisas no campo do meio ambiente e sustentabilidade, assim como de trabalhos que aplicaram o teatro ritual no contexto educacional, no despertar do corpo em relação aos elementos da natureza. Após a análise desse material foram feitas correlações dos princípios emergidos da prática do teatro ritual com a promoção da consciência ambiental.

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Biografia do Autor

Thazio Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Teatro Licenciatura (UFRN), Pós-graduado em Ensino em Teatro (IFRN) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFRN), THAZIO MENEZES atua no cenário artístico como ator, bailarino, cantor e professor de artes. Foi ator do Coletivo Artístico Atores À Deriva por 6 anos (2011 a 2016) apresentando os espetáculos "A Mar Aberto" e "Flúvio e o Mar", e participou das montagens Recomendações A Todos (Atores À Deriva; 2011) e Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento" (Luiz Fernando Marques-SP; 2013). É, desde 2017, ator/pesquisador do Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN), que trabalha com teatro ritual. Bailando profissionalmente há 12 anos, compôs o elenco do Entre Nós Coletivo de Criação de 2016 até 2021, sob a direção de Diana Fontes. E, também, lecionou por 3 anos (2021 a 2023) no Impacto Colégio e Curso, trabalhando com alunos do ensino fundamental e médio.

André Luiz Rodrigues Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Arte da Performance pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Graduado com láurea em Teatro pela mesma instituição, desde 2015 é professor de Arte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Avançado Lajes), onde atuou como Diretor Acadêmico (2017-2020) e hoje ocupa o cargo de Diretor-Geral de Campus (2020-). É Coordenador do Núcleo de Arte do Campus Avançado Lajes. É fundador e integrante do Coletivo ES3, tendo participado integralmente de todos os projetos no currículo deste em eventos e exposições como MIP (Manifestação Internacional de Performance) - Belo Horizonte, 2016; Mostra Performatus - São Paulo, 2014; Projeto PERFORMANCE - SESC - Campinas, 2015; Performance, Corpo, Política - Brasília, 2013; Mostra de Performance SESC - Tocantins, 2015; Abre Alas 11 da Galeria Gentil Carioca - Rio De Janeiro, 2016; Salão de Abril - Ceará, 2013; Virada Multicultural do Recife - Pernambuco, 2011; Descontrole Remoto - Paraná/ Rio Grande do Norte; Corpo, Espaço e Percurso - Rio Grande do Sul, 2013. Foi curador do Circuito Regional de Performance BodeArte entre os anos de 2011 e 2013, reunindo mais de 120 performers e coletivos de performance brasileiros na cidade do Natal. É co-curador do módulo Estado de Luta, exposição nacional permanente do Complexo Cultural Rampa (Arte-Museu-Paisagem). Possui doze anos de experiência em contextos artísticos educacionais em comunidades das cidades de Natal, Lajes, Salvador, Campinas, São Paulo e Distrito Federal. No campo da pesquisa tem como foco a Arte da Performance e sua produção em circuitos independentes de colaboração e coletividade, assim como as invenções e provocações que esta pode trazer ao aproximar-se da educação no contexto contemporâneo e pós-crítico. Pesquisador do Coletivo de estudos Poéticas do Aprender- PPGED/PPGARC/UFRN. Desenvolve ainda trabalhos acadêmicos e artísticos relacionados aos tópicos da arte contemporânea, arte engajada, processo criativo, educação e tecnologias.

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

MENEZES, T.; RODRIGUES BEZERRA, A. L. TEATRO, EDUCAÇÃO E BEM VIVER: PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A SUSTENTABILIDADE . Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 214–237, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID36837. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36837. Acesso em: 7 jan. 2025.