TEATRO, EDUCAÇÃO E BEM VIVER
PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID36837Resumo
Esta pesquisa propõe pensar um traçado de pistas que poderá ser utilizado em contextos formais e informais de educação no intuito de apre(e)nder novas formas relacionais - de organização social, corporal e de práticas políticas – que abarquem um estilo de vida sustentável, inspiradas nos ideais do Bem Viver de Alberto Acosta (2019). A construção desse pensamento partirá de práticas corporais fundadas no Teatro Ritual (HADERCHPECK, 2020), na Poética dos Elementos (HADERCHPECK, 2016) e nas proposições do Bem Viver, pretendendo-se, assim, instigar o imaginário de alunos e alunas quanto a possíveis caminhos de aprendizagem do sentir, estar, viver em harmonia e equilíbrio consigo mesmo, entre si e o outro, e entre homem e natureza. Para a realização desse trabalho, foi feito um levantamento bibliográfico de pesquisas no campo do meio ambiente e sustentabilidade, assim como de trabalhos que aplicaram o teatro ritual no contexto educacional, no despertar do corpo em relação aos elementos da natureza. Após a análise desse material foram feitas correlações dos princípios emergidos da prática do teatro ritual com a promoção da consciência ambiental.
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