TEATRO, EDUCAÇÃO E BEM VIVER

PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

Authors

  • Thazio Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • André Luiz Rodrigues Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID36837

Abstract



This research proposes to think of a route of clues that can be used in formal and informal contexts of education in order to learn new relational forms - social, corporal organization and political practices - that encompass a sustainable lifestyle, inspired by the ideals of Good Living by Alberto Acosta (2019). The construction of this thought will start from bodily practices founded on the Ritual Theater (HADERCHPECK, 2020), on the Poetics of Elements (HADERCHPECK, 2016) and on the propositions of Good Living, thus intending to instigate the imagination of students as to possible learning paths of feeling, being, living in harmony and balance with oneself, between oneself and the other, and between man and nature. To carry out this work, a bibliographic survey of research in the field of environment and sustainability was carried out, as well as works that applied ritual theater in the educational context, in the awakening of the body in relation to the elements of nature. After analyzing this material, correlations were made between the principles that emerged from the practice of ritual theater and the promotion of environmental awareness. 

 

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Author Biographies

Thazio Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Teatro Licenciatura (UFRN), Pós-graduado em Ensino em Teatro (IFRN) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFRN), THAZIO MENEZES atua no cenário artístico como ator, bailarino, cantor e professor de artes. Foi ator do Coletivo Artístico Atores À Deriva por 6 anos (2011 a 2016) apresentando os espetáculos "A Mar Aberto" e "Flúvio e o Mar", e participou das montagens Recomendações A Todos (Atores À Deriva; 2011) e Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento" (Luiz Fernando Marques-SP; 2013). É, desde 2017, ator/pesquisador do Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN), que trabalha com teatro ritual. Bailando profissionalmente há 12 anos, compôs o elenco do Entre Nós Coletivo de Criação de 2016 até 2021, sob a direção de Diana Fontes. E, também, lecionou por 3 anos (2021 a 2023) no Impacto Colégio e Curso, trabalhando com alunos do ensino fundamental e médio.

André Luiz Rodrigues Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Arte da Performance pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Graduado com láurea em Teatro pela mesma instituição, desde 2015 é professor de Arte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Avançado Lajes), onde atuou como Diretor Acadêmico (2017-2020) e hoje ocupa o cargo de Diretor-Geral de Campus (2020-). É Coordenador do Núcleo de Arte do Campus Avançado Lajes. É fundador e integrante do Coletivo ES3, tendo participado integralmente de todos os projetos no currículo deste em eventos e exposições como MIP (Manifestação Internacional de Performance) - Belo Horizonte, 2016; Mostra Performatus - São Paulo, 2014; Projeto PERFORMANCE - SESC - Campinas, 2015; Performance, Corpo, Política - Brasília, 2013; Mostra de Performance SESC - Tocantins, 2015; Abre Alas 11 da Galeria Gentil Carioca - Rio De Janeiro, 2016; Salão de Abril - Ceará, 2013; Virada Multicultural do Recife - Pernambuco, 2011; Descontrole Remoto - Paraná/ Rio Grande do Norte; Corpo, Espaço e Percurso - Rio Grande do Sul, 2013. Foi curador do Circuito Regional de Performance BodeArte entre os anos de 2011 e 2013, reunindo mais de 120 performers e coletivos de performance brasileiros na cidade do Natal. É co-curador do módulo Estado de Luta, exposição nacional permanente do Complexo Cultural Rampa (Arte-Museu-Paisagem). Possui doze anos de experiência em contextos artísticos educacionais em comunidades das cidades de Natal, Lajes, Salvador, Campinas, São Paulo e Distrito Federal. No campo da pesquisa tem como foco a Arte da Performance e sua produção em circuitos independentes de colaboração e coletividade, assim como as invenções e provocações que esta pode trazer ao aproximar-se da educação no contexto contemporâneo e pós-crítico. Pesquisador do Coletivo de estudos Poéticas do Aprender- PPGED/PPGARC/UFRN. Desenvolve ainda trabalhos acadêmicos e artísticos relacionados aos tópicos da arte contemporânea, arte engajada, processo criativo, educação e tecnologias.

Published

24-12-2024

How to Cite

MENEZES, T.; RODRIGUES BEZERRA, A. L. TEATRO, EDUCAÇÃO E BEM VIVER: PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A SUSTENTABILIDADE . Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 214–237, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID36837. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36837. Acesso em: 8 jan. 2025.