TEATRO, EDUCAÇÃO E BEM VIVER

PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores/as

  • Thazio Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • André Luiz Rodrigues Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID36837

Resumen

Esta investigación propone pensar en un camino que pueda ser utilizado en contextos educativos formales e informales para aprender nuevas formas relacionales - de organización social, corporal y prácticas políticas - que abarquen un estilo de vida sustentable, inspirado en los ideales del Buen Vivir de Alberto Acosta (2019). La construcción de este pensamiento partirá de prácticas corporales basadas en el Teatro Ritual (HADERCHPECK, 2020), la Poética de los Elementos (HADERCHPECK, 2016) y las proposiciones del Buen Vivir, pretendiendo así instigar la imaginación de los estudiantes sobre posibles caminos de aprendizaje del sentir, ser, vivir en armonía y equilibrio consigo mismo, entre uno mismo y los demás, y entre el hombre y la naturaleza. Para la realización de este trabajo se realizó un levantamiento bibliográfico de investigaciones en el campo del medio ambiente y la sostenibilidad, así como de trabajos que aplicaron el teatro ritual en el contexto educativo, en el despertar del cuerpo en relación con los elementos de la naturaleza. Luego de analizar este material, se establecieron correlaciones entre los principios que emergen de la práctica del teatro ritual y la promoción de la conciencia ambiental.

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Biografía del autor/a

Thazio Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Teatro Licenciatura (UFRN), Pós-graduado em Ensino em Teatro (IFRN) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFRN), THAZIO MENEZES atua no cenário artístico como ator, bailarino, cantor e professor de artes. Foi ator do Coletivo Artístico Atores À Deriva por 6 anos (2011 a 2016) apresentando os espetáculos "A Mar Aberto" e "Flúvio e o Mar", e participou das montagens Recomendações A Todos (Atores À Deriva; 2011) e Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento" (Luiz Fernando Marques-SP; 2013). É, desde 2017, ator/pesquisador do Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN), que trabalha com teatro ritual. Bailando profissionalmente há 12 anos, compôs o elenco do Entre Nós Coletivo de Criação de 2016 até 2021, sob a direção de Diana Fontes. E, também, lecionou por 3 anos (2021 a 2023) no Impacto Colégio e Curso, trabalhando com alunos do ensino fundamental e médio.

André Luiz Rodrigues Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Arte da Performance pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Graduado com láurea em Teatro pela mesma instituição, desde 2015 é professor de Arte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Avançado Lajes), onde atuou como Diretor Acadêmico (2017-2020) e hoje ocupa o cargo de Diretor-Geral de Campus (2020-). É Coordenador do Núcleo de Arte do Campus Avançado Lajes. É fundador e integrante do Coletivo ES3, tendo participado integralmente de todos os projetos no currículo deste em eventos e exposições como MIP (Manifestação Internacional de Performance) - Belo Horizonte, 2016; Mostra Performatus - São Paulo, 2014; Projeto PERFORMANCE - SESC - Campinas, 2015; Performance, Corpo, Política - Brasília, 2013; Mostra de Performance SESC - Tocantins, 2015; Abre Alas 11 da Galeria Gentil Carioca - Rio De Janeiro, 2016; Salão de Abril - Ceará, 2013; Virada Multicultural do Recife - Pernambuco, 2011; Descontrole Remoto - Paraná/ Rio Grande do Norte; Corpo, Espaço e Percurso - Rio Grande do Sul, 2013. Foi curador do Circuito Regional de Performance BodeArte entre os anos de 2011 e 2013, reunindo mais de 120 performers e coletivos de performance brasileiros na cidade do Natal. É co-curador do módulo Estado de Luta, exposição nacional permanente do Complexo Cultural Rampa (Arte-Museu-Paisagem). Possui doze anos de experiência em contextos artísticos educacionais em comunidades das cidades de Natal, Lajes, Salvador, Campinas, São Paulo e Distrito Federal. No campo da pesquisa tem como foco a Arte da Performance e sua produção em circuitos independentes de colaboração e coletividade, assim como as invenções e provocações que esta pode trazer ao aproximar-se da educação no contexto contemporâneo e pós-crítico. Pesquisador do Coletivo de estudos Poéticas do Aprender- PPGED/PPGARC/UFRN. Desenvolve ainda trabalhos acadêmicos e artísticos relacionados aos tópicos da arte contemporânea, arte engajada, processo criativo, educação e tecnologias.

Publicado

24-12-2024

Cómo citar

MENEZES, T.; RODRIGUES BEZERRA, A. L. TEATRO, EDUCAÇÃO E BEM VIVER: PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A SUSTENTABILIDADE . Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 214–237, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID36837. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36837. Acesso em: 8 ene. 2025.