ARTE NA ESCOLA
LUGARES QUE SE OCUPAM ENTRE O AFETO E A RESISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID38946Resumo
Este trabalho visa apresentar, por meio de relato de experiência, a vivência de uma acadêmica em Licenciatura em Teatro em uma escola estadual do município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, no contexto do Programa de Residência Pedagógica, no ano de 2023. Dialogando com autores como Freire (2020) e Silva (2019), o trabalho propõe discutir como a disciplina de Arte nas escolas enfrenta camadas de resistência e destacar a importância do contato dos/as estudantes com expressões artísticas na formação de sua individualidade e, consequentemente, da coletividade. Além disso, introduz a discussão sobre temas relacionados à formação docente e à polivalência no ensino das artes, abordando como essa prática pode prejudicar o trabalho docente, e como o afeto pode ser um elemento crucial nesse processo educativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Robson Rosseto, Natália Eloísa Greca da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)