ARTE NA ESCOLA

LUGARES QUE SE OCUPAM ENTRE O AFETO E A RESISTÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n1ID38946

Resumo

Este trabalho visa apresentar, por meio de relato de experiência, a vivência de uma acadêmica em Licenciatura em Teatro em uma escola estadual do município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, no contexto do Programa de Residência Pedagógica, no ano de 2023. Dialogando com autores como Freire (2020) e Silva (2019), o trabalho propõe discutir como a disciplina de Arte nas escolas enfrenta camadas de resistência e destacar a importância do contato dos/as estudantes com expressões artísticas na formação de sua individualidade e, consequentemente, da coletividade. Além disso, introduz a discussão sobre temas relacionados à formação docente e à polivalência no ensino das artes, abordando como essa prática pode prejudicar o trabalho docente, e como o afeto pode ser um elemento crucial nesse processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Ator, diretor teatral e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UDESC. Diretor do Centro de Artes do campus de Curitiba II - Unespar. Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro no período de março de 2018 a março de 2022. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (CNPq/UNESPAR) e integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades - Labelit (CNPq/UFPR). Coordenador do GT Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, biênio 2024-2025. Coordenador do subprojeto Teatro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2018 e 2022. Coordenador do subprojeto Teatro do Programa de Residência Pedagógica (PRP), entre os anos de 2022 e 2024. Orientador do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE (convênio com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná), biênio 2023-2025. Bolsista Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia Teatral, com enfoque na formação do artista-professor, atuando nos seguintes temas: ensino do teatro, processos criativos cênicos, percepção sensorial, improvisação, recepção e mediação teatral. Autor dos livros: Jogos e Improvisação Teatral: perspectivas metodológicas (Editora Unicentro, 2013) e Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor (Editora Paco, 2018).

Natália Eloísa Greca da Silva, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Atriz, produtora, curadora, mediadora e professora, licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná – Unespar. Durante a formação, participou de projetos de extensão e foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa de Residência Pedagógica – PRP. No Trabalho de Conclusão de Curso, explorou a relação entre o teatro e uma unidade penitenciária feminina.

Downloads

Publicado

06-12-2025

Como Citar

ROSSETO, Robson; SILVA, Natália Eloísa Greca da. ARTE NA ESCOLA: LUGARES QUE SE OCUPAM ENTRE O AFETO E A RESISTÊNCIA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 177–190, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n1ID38946. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/38946. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos/Articles