E O MITO SE FEZ CARNE, E PERFORMOU ENTRE NÓS

A REESCRITURA CÊNICA DOS MITOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36336

Abstract

In this work, we seek to reveal some layers about the concept of myth, going against a fixed, universal and archetypal vision that is often directed towards it, reflecting on its contribution to the performing arts, through its performative character, as well as the importance of his rewritings in the contemporary scene. In this sense, we use Heidmann (2011; 2014), Dupuis (2003), Martins (2003), Rufino (2019) and Santos (2009) to understand the myth as a discursive potential, observing its dynamicity within African and Afro-diasporic culture.

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Author Biography

Éric Inácio de Medeiros, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte

Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019), na qual foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2013). Aprovado para o mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGAC/IFAC/UFOP) e também no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGArC/UFRN). É membro do Grupo Pele de Fulô (RN) na função de assistente de direção cênica. (Texto informado pelo autor)

Published

02-11-2024

How to Cite

MEDEIROS, Éric I. de. E O MITO SE FEZ CARNE, E PERFORMOU ENTRE NÓS: A REESCRITURA CÊNICA DOS MITOS. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 65–86, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36336. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36336. Acesso em: 21 nov. 2024.