E O MITO SE FEZ CARNE, E PERFORMOU ENTRE NÓS

A REESCRITURA CÊNICA DOS MITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36336

Resumo

Neste trabalho, buscamos desvelar algumas camadas acerca do conceito de mito, na contramão de uma visão fixa, universal e arquetípica que, muitas vezes, a ele é direcionada, refletindo acerca de sua contribuição para as artes da cena, através do seu caráter performativo, bem como da importância de suas reescrituras na cena contemporânea. Neste sentido, utilizamos Heidmann (2011; 2014), Dupuis (2003), Martins (2003), Rufino (2019) e Santos (2009) para compreendermos o mito como potencialidade discursiva, observando a sua dinamicidade dentro da cultura africana e afrodiaspórica.

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Biografia do Autor

Éric Inácio de Medeiros, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte

Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019), na qual foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2013). Aprovado para o mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGAC/IFAC/UFOP) e também no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGArC/UFRN). É membro do Grupo Pele de Fulô (RN) na função de assistente de direção cênica. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

02-11-2024

Como Citar

MEDEIROS, Éric I. de. E O MITO SE FEZ CARNE, E PERFORMOU ENTRE NÓS: A REESCRITURA CÊNICA DOS MITOS. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 65–86, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36336. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36336. Acesso em: 7 nov. 2024.