Nas pegadas de Antígona

caminho para uma harmonização sensorial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40084

Abstract

A hybrid narrative—combining theatrical dramaturgy, poetic and descriptive writing—sharing a creative process through the author’s autobiographical recollections as an autistic artist-educator-researcher. The text departs from personal experiences of sensory sensitivity and proposes a path built upon the practice of Bartenieff Fundamentals, a method developed by German dancer Irmgard Bartenieff (1900–1981). It explores sensory grounding during autistic crises using codified bodily mobilizations by Bartenieff, identifying nourishing pathways to perceive the verb "to ground" (aterrar) as a field of self-harmonization. The tragic heroine Antigone, viewed through the lens of Greek playwright Sophocles, serves as a poetic matrix—in dialogue with philosopher Aristotle—and as the guiding thread of the journey. The reflection addresses themes such as justice, individuation, ethics, and worldly action through experiential surrender. Antigone emerges as muse and heroine, inspiring the mobilization of self-care and self-attunement for sensory grounding.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Caio Picarelli, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutorando e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - PPGAC/Unirio onde atualmente cursa Licenciatura em Filosofia também. Especialista pela Pós-Graduação Lato Senso em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna/FAV-RJ (2019), Licenciatura Plena em Dança pela mesma instituição onde também finaliza sua especialização em Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento e Graduado Bacharel em Design com habilitação em Indumentária e Moda (2014), é Profissional da Dança, Professor e Pesquisador Somático. Membro do Laboratório Artes do Movimento - LABAM/CLA-PPGAC/Unirio vinculado ao Departamento de Interpretação da Escola de Teatro; do Grupo de Pesquisa Artes do Movimento vinculado à Linha de Pesquisa Poéticas do Corpo. Pesquisador-colaborador convidado pelo Grupo de Pesquisa Práticas Performativas CLA-PPGAC/Unirio sob coordenação de Dra. Tania Alice. É docente do Centro Universitário Celso Lisboa, na Licenciatura em Artes Cênicas. Auxiliou na Preparação Corporal e Direção de Movimento em espetáculos de contracultura pelo Rio de Janeiro que compuseram o Festival Corpos Críticos sob direção de Nadam Guerra no ano de 2019 e posteriormente a instalação viva Quadro Vivo desenvolvido pela artista do corpo Juliana Waener. Pesquisa a Performance como processo de Arte Viva que conduz a expansões sensórias através dos atravessamentos da vida em movimento e os aspectos metamórficos gerados no processo germinatório de artistas profissionais ou em formação através do viés da Somática. Pesquisador-Colaborador do Núcleo Experimental de Butô (SP) sob direção de Thiago Abel, Professor de Dança Butô na Faculdade Angel Vianna/FAV-RJ (extensão universitária) onde também coordena o Grupo de Estudos Butô: Filosofia da Carne. Tem como área de interesse de pesquisa: Somática; Laboratórios Performativos; Dança Butô; Estudos da Metamorfose

Published

13-12-2025

How to Cite

PICARELLI, Caio. Nas pegadas de Antígona: caminho para uma harmonização sensorial. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 105–123, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40084. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/40084. Acesso em: 23 dec. 2025.