Nas pegadas de Antígona

caminho para uma harmonização sensorial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40084

Resumen

Narrativa híbrida —entre dramaturgia teatral, escritura poética y descriptiva— que comparte una experiencia de creación a través de la rememoración autobiográfica del autor, artista-docente-investigador autista. El texto parte de vivencias personales sobre sensibilidad sensorial y propone un camino construido desde la práctica de los Bartenieff Fundamentals, método desarrollado por la bailarina alemana Irmgard Bartenieff (1900-1981). Se aborda el aterramiento en crisis sensoriales mediante movilizaciones corporales codificadas por Bartenieff, identificando caminos nutritivos para percibir el verbo "aterrar" como campo de armonización personal. Se evoca a la heroína trágica Antígona, bajo la mirada del dramaturgo griego Sófocles, como matriz poética —en diálogo con el filósofo Aristóteles— e hilo conductor del recorrido. La reflexión engloba temas como justicia, individualización, ética y acción en el mundo desde la entrega a la experiencia. Antígona emerge como musa y heroína que inspira la movilización del autocuidado y la escucha interior para el aterramiento sensorial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Picarelli, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutorando e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - PPGAC/Unirio onde atualmente cursa Licenciatura em Filosofia também. Especialista pela Pós-Graduação Lato Senso em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna/FAV-RJ (2019), Licenciatura Plena em Dança pela mesma instituição onde também finaliza sua especialização em Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento e Graduado Bacharel em Design com habilitação em Indumentária e Moda (2014), é Profissional da Dança, Professor e Pesquisador Somático. Membro do Laboratório Artes do Movimento - LABAM/CLA-PPGAC/Unirio vinculado ao Departamento de Interpretação da Escola de Teatro; do Grupo de Pesquisa Artes do Movimento vinculado à Linha de Pesquisa Poéticas do Corpo. Pesquisador-colaborador convidado pelo Grupo de Pesquisa Práticas Performativas CLA-PPGAC/Unirio sob coordenação de Dra. Tania Alice. É docente do Centro Universitário Celso Lisboa, na Licenciatura em Artes Cênicas. Auxiliou na Preparação Corporal e Direção de Movimento em espetáculos de contracultura pelo Rio de Janeiro que compuseram o Festival Corpos Críticos sob direção de Nadam Guerra no ano de 2019 e posteriormente a instalação viva Quadro Vivo desenvolvido pela artista do corpo Juliana Waener. Pesquisa a Performance como processo de Arte Viva que conduz a expansões sensórias através dos atravessamentos da vida em movimento e os aspectos metamórficos gerados no processo germinatório de artistas profissionais ou em formação através do viés da Somática. Pesquisador-Colaborador do Núcleo Experimental de Butô (SP) sob direção de Thiago Abel, Professor de Dança Butô na Faculdade Angel Vianna/FAV-RJ (extensão universitária) onde também coordena o Grupo de Estudos Butô: Filosofia da Carne. Tem como área de interesse de pesquisa: Somática; Laboratórios Performativos; Dança Butô; Estudos da Metamorfose

Publicado

13-12-2025

Cómo citar

PICARELLI, Caio. Nas pegadas de Antígona: caminho para uma harmonização sensorial. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 105–123, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40084. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/40084. Acesso em: 24 dic. 2025.