Archives

  • Dossiê temático: É festa que vem das ruas
    Vol. 7 No. 1 (2024)

    In the seventh volume, number 01, of Manzuá - Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, we publish the thematic dossier “É festa que vem das ruas”, organized by professors Makarios Barbosa Maia (UFRN) and Sebastião de Sales Silva (IFTO). The dossier brings together articles, essays and research reports on themes that originate in the streets and communities of Brazil, Latin America and Africa.

    Happy reading!

  • Dossiê temático: Poéticas do aprender
    Vol. 6 No. 1 (2023)

    Volume 6, number 1, of Manzuá - Revista de Pesquisa em Artes Cênicas presents a collection of texts produced during the II CIPA - International Colloquium Poetics of Learning, which took place during the COVID-19 Pandemic and was organized by Professor Dr Karyne Dias Coutinho and Professor Dr Jefferson Fernandes Alves.

  • Artes Cênicas: práticas e processos
    Vol. 6 No. 2 (2023)

    O presente número reúne reflexões sobre práticas e processos em artes cênicas. Nos textos publicados é possível encontrar preocupações com temas atuais da dramaturgia nacional, questões de seguranças na prática circense, processos de aprendizagem a partir de análise da aplicação do ENADE e, ainda, um ensaio fotográfico com cenas de um processo criativo dos grupos Clowns de Shakespeare (Brasil) e Teatro de Los Andes (Bolívia)

  • Thematic dossier: Masking in the expanded scene
    Vol. 5 No. 2 (2022)

    This thematic dossier gathers the dialogues and reflections of researchers who participated in the III International Colloquium Masking on the Expanded Scene, held by the research group LAPA - Laboratório de Pesquisa em Atuação - from the Federal University of Minas Gerais (UFMG).

  • OTHER PERSPECTIVES: CREATION PROCESSES in the LATIN AMERICAN scene
    Vol. 5 No. 1 (2022)

    Manzuá Performing Arts Research Journal is held by the Postgraduate Programme in Performing Arts. It is also supported by the Zila Mamede Library and the academic periodicals of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), indexed by OJS. Manzuá  is published on an open-access, free of charge, Ahead of Print (Continuous Article Publishing model) and peer-reviewed. Manzuá  welcomes manuscripts by Scholars and authors writing in the field of Performing Arts (Theatre, Dance, Performance, Circus). Its languages are Portuguese, Spanish, English and French. 

     

  • Dossiê: 10 anos de Jam: Improvisação, consciência, fluxo.
    Vol. 4 No. 1 (2021)

    A Jam Session, um projeto de extensão criado em 2010, visa democratizar e praticar a linguagem da improvisação na transversalidade entre as linguagens artísticas (dança, música, performance, teatro, artes visuais, poesia ...), bem como o estudo e reflexão sobre como a percepção e a conexão de significados acontecem no momento presente. Outros temas relacionados à pesquisa são: linguagens de interface, dramaturgia, presença, composição em tempo real, percepção, fluxo, consciência ...
    A improvisação é a linguagem temática norteadora do dossiê comemorativo e visa aproximar artistas-professores-pesquisadores que se identificam com o tema em seus múltiplos aspectos, compartilhando relatos, memórias, reflexões, imagens, poéticas, sons, plasticidades ... Ou seja, ousadia em relação à forma é também o tema e o conteúdo desta edição da revista, assim como as pesquisas realizadas pelo Jam, desde 2010, e pela residência artística bienal Improcesso, desde 2013, a ela relacionada, coordenada por Patrícia Leal .

  • CORPO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO: Reflexões e Experimentos Artísticos
    Vol. 3 No. 2 (2020)

    The Manzuá Journal on Performing Arts [Manzuá Journal on Performing Arts], an open-access, peer-reviewed electronic journal with no submission or publication fees, shows unpublished articles, photo essays and videos, within the scope of the theme Dossier WHAT CAN AN ISOLATED BODY? Reflections, New Pedagogies and Artistic Experiments.
    The editorial board of Revista Manzuá, as well as the Postgraduate Program in Performing Arts (PPGArC), does not ignore the unprecedented and difficult moment that artists and researchers have been facing due to the COVID 19 pandemic. suspension and/or postponement of activities, many (many) artists have sought to reinvent themselves within this reality that presents itself as a “new normal”. If, on the one hand, a first movement was generated by the need for survival, on the other hand, it is possible to glimpse the consolidation of this streaming model in the performing arts, thanks to the action of reinventing itself in the face of chaos.

  • Dossiê do Teatro Potiguar, Potiguar Theater Dossier: 10 anos do grupo Arkhétypos.
    Vol. 3 No. 1 (2020)

    O Dossiê temático Arkhétypos Grupo de Teatro: 10 anos de Pesquisa buscou receber artigos, resenhas de livros e de espetáculos que tivessem relação com as produções, artística, pedagógicas e científicas decorrentes das pesquisas desenvolvidas no Grupo. O Arkhétypos e? um Grupo de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Artes, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. E? coordenado por Robson Haderchpek, professor da Licenciatura em Teatro e do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Artes Cênicas da UFRN, e composto por estudantes e docentes desses cursos, além de contar com colaboradores de áreas afins.
    Desde sua criação, em 2010, o Grupo atua nas áreas da pesquisa e da extensão, desenvolvendo processos criativos e produzindo espetáculos teatrais que almejam estabelecer proximidade na relação entre a sociedade e o meio acadêmico. Ao longo desses 10 anos de existência o Grupo Arkhétypos produziu onze espetáculos, tendo sido tema de cinco projetos de pesquisa, dezessete trabalhos de conclusão de curso, sete dissertações de mestrado, uma tese de doutorado, e três pesquisas de pós- doutorado, além de também ser tema de dois livros, três capítulos de livro e doze artigos científicos. O Grupo Arkhétypos trabalha na perspectiva do Teatro Ritual e as atividades desenvolvidas no Grupo são norteadas por uma metodologia de caráter empírico buscando valorizar ações de diálogo entre as produções acadêmicas e a sociedade local. O projeto, de natureza interdisciplinar, busca também criar um espaço de troca e de reflexão a partir do diálogo entre o teatro, a dança a música e as artes visuais Em novembro de 2019 aconteceu o primeiro “SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE
    PESQUISA DO GRUPO ARKHÉTYPOS” reunindo pesquisadores de várias partes do Brasil, da Áustria e do México em seis mesas temáticas: Olhares sobre a Criação; Corpo, Jogo e Cultura Popular; Pedagogias da Cena; Diálogos Cenográficos; Afetos, Encontros e Sentidos; e Debates Decoloniais. O evento teve como principal objetivo promover um encontro entre pesquisadores que participaram dos processos de criação do Grupo Arkhétypos e organizar um material teórico específico sobre o tema.

  • Pam Dutra, na Performance Bálsamo, 2017 DEART UFRN  foto de Bárbara Borges

    DOSSIÊ Virada Afetiva
    Vol. 2 No. 3 (2019)

    Uma quantidade considerável de autores está construindo uma teoria dos afetos. Os proponentes da "virada" para o afeto localizam-se no nexo de vários vetores intelectuais. A própria história da arte vem sendo alvo de diferentes pontos de vista que enfrentam as questões contemporâneas sob a perspectiva dos afetos.

  • PERFORMANCES NEGRAS
    Vol. 2 No. 2 (2019)

    Performances negras é o tema da quarta edição da Revista Manzuá, parece estar havendo no atual cenário do teatro a ocorrência marcante do corpo negro. As performances negras vêm ganhando outras escrituras, como a produção de Ayrson Heráclito. Sua obra provoca novos circuitos temporais e estéticos. Surge a possibilidade de visibilidade. As performances negras contemporâneas produzidas longe das capitais. Vozes vindas de um fora, ressoam preconceitos e paranoias. Como lidar com esta produção de indivíduos vistos como subalternos, que convivem com broncas, chamadas, ironias: convivem com os apagamentos.
  • Autor da imagem: Diogo Moreira

    Corpos Pol´ˆíticos/ Political Bodies
    Vol. 2 No. 1 (2019)

    A terceira edição da Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas tem como eixo temático os Corpos Políticos.Como apontam os estudos atuais, os Corpos Políticos são aqueles atravessados em suas individualidades por afetos que tangem `a coletividade: medo e desamparo, por exemplo. Esta circuitação afetiva dos corpos afirma instituições e modelos sociais que, no presente contexto, operam forças exploratórias de poder. As políticas internacionais, os grandes acordos financeiros, as religiões, o pensamento patriarcal etc. agem como categorias fortes sobre corpos em apagamento.

    The third edition of Manzuá: Journal of Research in Performing Arts has as its thematic axis the Political Bodies. As the current studies point out, Political Bodies are those crossed in their individualities by affections that put it on the collective: fear and helplessness, for example. This affective circuit of bodies affirms social institutions and models that, in the present context, operate exploratory forces of power. International policies, major financial agreements, religions, patriarchal thinking, etc. act as strong categories on erasing bodies.

  • Deslocamentos e Implicações Coloniais
    Vol. 1 No. 2 (2018)

    O segundo número da revista Manzuá (ISSN: 2595-4024) tem como tema Deslocamentos e Implicações Coloniais. Nesta edição, a revista busca textos e reflexões conceituais e estéticas promovidas pelos deslocamentos produzidos pelas novas políticas coloniais, bem como críticas e documentações acerca de trabalhos em Artes Cênicas que se reconheçam implicados nesta discussão. 

    Imagem da capa: Frank de Oliveira