Territórios teatrais a partir das máscaras brincantes
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2022v5n2ID30929Resumo
Este artigo trata sobre as máscaras teatrais presentes nas manifestações tradicionais populares. Trago como questão demarcadora desenvolver um pensamento que apresente as manifestações tradicionais como lugar de referência para os estudos e práticas de procedimentos de atuação teatral. Associo a este pensamento as experiências criadas e executadas por brincantes, mestras e mestres que partem de práticas cênicas construídas e repassadas entre si, e entre grupos. Intento colaborar com artistas/pesquisadores(as) de teatro que tomam como referência estas práticas para suas criações, resultando em diversos tipos de aproximações, diálogos, encontros e similitudes. Proponho a articulação de matrizes que possam ser deflagradoras de novos campos de investigação a partir da cena popular. Estas inquietudes emergem do meu trabalho, como atriz e diretora, desde os processos de pesquisa e criação que dei início no princípio dos anos 90, onde também ocorre minha aproximação a estas expressões. Destaco nesta trajetória os espetáculos e as investigações desenvolvidas como integrante do Grupo Teatro de Caretas (CE).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vanéssia Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).