Próximos números temáticos

30-03-2017

Mneme - Revista de Humanidades divulga os próximos números temáticos a serem publicados. Poderão ser enviados manuscritos (artigos, entrevistas, resenhas, documentos) para os dossiês abaixo divulgados e/ou de temática livre, em fluxo contínuo.


Mneme 40 - História, poderes, relações de gênero e subjetividades (2017.1) - prazo para envio: 10/jun/2017

Organizadoras: Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Eiras Coelho Soares (UFG) e Profª. Drª. Jaqueline Aparecida Martins Zarbato (UFMS)

Sinopse: Este dossiê tem como proposta reunir pesquisadoras e pesquisadores dos estudos de gênero que discutam as questões que envolvem os diversos significados de poder social, disputas econômicas e espaços culturais considerando as ações, subjetividades e temporalidades como parte de uma forma de entendimento das relações que se estabelecem socialmente, cujo entendimento enriquece o campo da História. Pretende-se discutir temas de estudos históricos evidenciando as referências sexualmente produzidas por meio de símbolos, signos, jogos de significação e relações de poder, de parentesco, econômicas e políticas. As questões deste dossiê pretendem compreender como as mulheres e homens intencionaram subjetivamente uma formulação sobre as construções das relações que se estabeleceram entre os gêneros e suas desigualdades, simultaneamente em suas possibilidades de inserção e interdições nos espaços públicos e privados. Neste sentido, o dossiê articulará textos que circulem reflexões sobre: sexualidades, feminilidades, masculinidades, movimentos feministas, movimentos LGBTTTs e outras formas de desnaturalização e subjetividades que descortinam a rede de significados, de hierarquias e de poderes que compõem a construção social entre os gêneros.

 

 

Mneme 41 - Culturas políticas, poder e imprensa no Brasil República (2017.2) - prazo para envio: 10/nov/2017

Organizadora: Prof.ª Dr.ª Jailma Maria de Lima (UFRN)

Sinopse: O Dossiê visa congregar trabalhos que abordem aspectos da história política brasileira durante o período republicano em suas diversas vertentes. Assim, objetiva a realização de discussões tanto de cunho teórico-conceituais ligadas as relações da cultura política, do poder e das suas relações com a imprensa, quanto de questões ligadas a dimensão da política partidária e das ações cotidianas dos atores políticos.