Chamada de artigos / Edição n. 51 (jul./dez. 2025) – Dossiê |A HISTÓRIA INDÍGENA EM QUESTÃO: ENTRE A PESQUISA E O ENSINO

13-03-2025

Organização| Cláudia Cristina do Lago Borges (UFPB), José Inaldo Chaves (UNB) e Vânia Cristina da Silva (SED/MS)

Prazo final para submissão: 30 de junho de 2025 |   Publicação:  dezembro de 2025

 

Apesar do avanço nas pesquisas, a temática indígena ainda passa, no domínio do ensino e do senso comum, pela falta de respeitabilidade sobre a diversidade histórico-cultural dos povos indígenas. Partindo desta perspectiva, o objetivo deste dossiê é promover a discussão sobre o processo de construção histórica e cultural dos povos indígenas das Américas e sua reflexão nos dias de hoje. Considerando os espaços acadêmicos e escolares, a nossa proposta é congregar artigos que apresentem reflexões e resultados de pesquisas feitas por diversas áreas de conhecimento e abrangendo as temporalidades desde a conquista da América até os dias atuais, bem como de artigos que apresentem debates sobre o ensino de história indígena no âmbito educacional, sejam eles nas práticas escolares, na formação docente ou nas estruturas escolares presentes nas escolas indígenas ou não indígenas.