Chamada de artigos / Edição n. 51 (jul./dez. 2025) – Dossiê |A HISTÓRIA INDÍGENA EM QUESTÃO: ENTRE A PESQUISA E O ENSINO
Organização| Cláudia Cristina do Lago Borges (UFPB), José Inaldo Chaves (UNB) e Vânia Cristina da Silva (SED/MS)
Prazo final para submissão: 30 de junho de 2025 | Publicação: dezembro de 2025
Apesar do avanço nas pesquisas, a temática indígena ainda passa, no domínio do ensino e do senso comum, pela falta de respeitabilidade sobre a diversidade histórico-cultural dos povos indígenas. Partindo desta perspectiva, o objetivo deste dossiê é promover a discussão sobre o processo de construção histórica e cultural dos povos indígenas das Américas e sua reflexão nos dias de hoje. Considerando os espaços acadêmicos e escolares, a nossa proposta é congregar artigos que apresentem reflexões e resultados de pesquisas feitas por diversas áreas de conhecimento e abrangendo as temporalidades desde a conquista da América até os dias atuais, bem como de artigos que apresentem debates sobre o ensino de história indígena no âmbito educacional, sejam eles nas práticas escolares, na formação docente ou nas estruturas escolares presentes nas escolas indígenas ou não indígenas.











English
Español (España)
Português (Brasil)