NADA A DECLARAR PARA A COMISSÃO DA CALÚNIA: AS TENSÕES ENTRE SETORES MILITARES E A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE
Abstract
Anunciada inicialmente em 2009, aprovada em 2011 e finalizada em 2014, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) foi um marco nas políticas de memória, verdade, justiça e reparação sobre os anos da ditadura militar no Brasil. Entre elogios, críticas, tensões político-partidárias, arranjos e enquadramentos propostos, a CNV foi um tópico largamente discutido entre aqueles anos. Um dos grupos que se colocou contra a criação da CNV desde um momento inicial foi o de militares, alegando inicialmente que a comissão teria cunho revanchista, dificultando as investigações durante seu funcionamento e sendo contrários quanto às descobertas realizadas. Assim, neste artigo, através de notícias de jornais, artigos de opinião e falas produzidas por militares sobre a comissão, tentaremos fazer uma breve análise de como se deu publicamente a relação tensa entre setores militares (dentro e fora do governo) e a CNV.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Caroline Rios

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)