A festa de Nossa Senhora do Ó padroeira - Nísia Floresta (RN)
Palavras-chave:
Festa, Religiosidade, Etnografia, Identidade coletivaResumo
A proposta do presente trabalho consiste em estudar a religiosidade e a devoçáo de Nossa Senhora do Ó na cidade de Nísia Floresta (RN) e analisar como os moradores percebem a cidade. Com efeito, a festa de Nossa Senhora do Ó ocupa um lugar central no calendário festivo-religioso da cidade. A pesquisa foi realizada antes e durante o período de realizaçáo da festa, possibilitando a sua descriçáo etnográfica à luz das narrativas que figuram em torno da santa padroeira. Verifiquei ainda que o sentimento de pertença dos moradores que já náo vivem numa dada localidade se mostra intrinsecamente associado à figura do Santo católico e é reavivado durante a realizaçáo da festa de padroeiro (LANNA, 1995). Dessa forma, neste trabalho etnográfico, pretendo saber qual é a importância da celebraçáo religiosa na constituiçáo de uma identidade coletiva, porque acredito que a festa reforça o mito de fundaçáo da cidade, reatualizando periodicamente um passado colonial esquecido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.