EPVLVM IOVIS: o espetáculo da ordem sagrada na Roma republicana
Palavras-chave:
Religião romana, Lectisternia, Ordem sagradaResumo
A conceituaçáo da religiáo romana como “ordem sagrada” permite discutir seus rituais como mecanismos de um sistema que sacralizava uma determinada ordem político-social, pois, mais do que concernindo a sentimentos ou percepções individuais, a religiáo é relacionada e diz respeito à sociedade e à manutençáo da ordem social. Apresentaremos uma análise da espetacularizaçáo da ordem sagrada em uma forma de lectisternium que perdurou por vários séculos, o epulum Iouis, no qual senadores e magistrados banqueteavam pro populo com Júpiter, Juno e Minerva, no Capitólio. Essas representações, inscritas nas instituições romanas e explicitadas nos rituais, reforçavam e garantiam a confiança no ritual e o engajamento dos indivíduos às normas da vida comunitáriaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.