Mulheres para muito além do figurino: As divorciadas dos séculos XVIII e XIX
Palavras-chave:
História, Sexualidade, Sociedade tradicional, Relações conjugais, DivórciosResumo
Este artigo apresenta uma análise construída a partir do estudo empírico com objetivo final de discutir o processo de secularizaçáo presente nas rupturas dos relacionamentos matrimonial no Rio Grande do Sul, entre 1766 e 1890. O texto expõe alguns processos de divórcio impetrados por mulheres vivendo no interior do estado. Esses atos revelam questões sobre formaçáo, constituiçáo e desenvolvimento da sociedade gaúcha, que apresentam maior visibilidade nas pequenas localidades. Mostram mais significativamente as estruturas da sociedade rural tradicional, onde se constrói o sistema de Alianças patrimoniais, e a ultrapassagem deste sistema para o casamento como local de construçáo do regime da sexualidade, típico das sociedades atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.