Conflito polí­tico e identidade cultural na Antiguidade Tardia: a imagem de Máximo e Eugênio segundo os testemunhos monetários

Autores

  • Gilvan Ventura da Silva
  • Thiago Brandão Zardini

Palavras-chave:

Antiguidade Tardia, Teodósio, Usurpação, Numismática, Conflito

Resumo

Com este artigo, pretendemos contribuir para o estudo dos conflitos políticos sob o governo de Teodósio (379-395) por meio de uma abordagem calcada nos fatores de ordem cultural.  Acreditamos que, muito embora o governo desse imperador seja um dos mais debatidos pela historiografia,  é possível revisitá-lo sob uma nova perspectiva, razáo pela qual elegemos a História Cultural e suas reflexões sobre os conflitos de identidade como aparato teórico para interpretar a atuaçáo de Máximo e Eugênio, personagens que, na condiçáo de usurpadores, foram os principais adversários de Teodósio.  Nossa intençáo é lançar alguma luz sobre o significado político-cultural dos golpes militares em fins do século IV com base na exploraçáo da numismática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-12-2011

Como Citar

SILVA, G. V. da; ZARDINI, T. B. Conflito polí­tico e identidade cultural na Antiguidade Tardia: a imagem de Máximo e Eugênio segundo os testemunhos monetários. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 12, n. 30, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1106. Acesso em: 25 dez. 2024.