Memória Coletiva e Identidade Paleocristã
Palavras-chave:
Paleocristianismo, Memória coletiva, IdentidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a funçáo da memória na tradiçáo e identidade cristá. Esta pesquisa se dá através do estudo critico dos Evangelhos Sinópticos, os quais compõem uma narrativa memorial e vamos adotar como referencial teórico o conceito de memória coletiva de Maurice Halbwachs (2006). O papel da memória é fundamental na formaçáo do Paleocristianismo e o ensino cristáo se dá através da evocaçáo da memória de Jesus, que atualiza no presente de quem as evoca a vida, a pregaçáo e os ensinamentos do Cristo. Essa memória coletiva possui uma importante funçáo de contribuir para o sentimento de pertinência a um grupo de passado em comum. Ela garante o sentimento de identidade do individuo que tem como base uma memória compartilhada, náo só no campo histórico, mas principalmente no campo simbólico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.