Casamento e magia nas Metamorfoses, de Lúcio Apuleio (século II d. C.)
Palavras-chave:
Magia, Poder, Casamento.Resumo
Neste artigo analisaremos as ações de algumas das personagens femininas representadas na narrativa apuleiana Metamorfoses (conhecida também como O Asno de Ouro). Nosso objetivo é compreender a censura que Apuleio faz às ações femininas por afetarem a instituiçáo do matrimônio, em especial, a prática da magia realizada pela personagem Panfília, a qual causa medo na cidade e usa de seu conhecimento para prática do adultério. Mais do que isso, Apuleio quer criticar as ações masculinas que permitem o papel desviante das mulheres, pois tais ações desagregam esta instituiçáo fundamental para a vida dos romanos: o matrimônio.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.