Do Tártaro aos Vergéis Elíseos: a Jornada do Descensus, os Exempla e os Espaços do Averno na Eneida de Virgílio
Palavras-chave:
Mundo dos Mortos, Descensus, EneidaResumo
A partir do estudo da geografia imaginária do Averno e da proposta do descensus no Livro VI, problematizaremos nesse texto as relações entre memória, poder e mundo dos mortos na Eneida. Enéias em sua jornada pelo reino de Plutáo, guiado pela Sibila, transita por diferentes regiões organizadas segundo uma lógica de poder e critérios morais que, em conjunto, acabam reforçando uma hierarquia espacial, facilmente perceptível na narrativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.