A urbanidade em tempos de limpeza: o universo dos carregadores das ruas na cidade de Fortaleza (1870-1910)
Palavras-chave:
Cidade, Trabalho de rua, HigieneResumo
Busca-se com este artigo analisar os significados da limpeza na cidade de Fortaleza, durante as décadas de 1870 e 1910. Em meio às tentativas de cristalizar uma “memória da cidade” referente ao aformoseamento da capital cearense, é possível localizar diversos trabalhadores pobres urbanos, os quais realizavam diferentes saber-fazeres, ocultados por uma imagem médica e higienista. Por meio do rastro destes trabalhadores, questionam-se livros de crônicas e memórias, que revelam Fortaleza apenas por seus prédios e por suas conquistas econômicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.