Evitando “a proliferação de uma sub-raça”

as estratégias da BEMFAM na defesa do controle de natalidade (1965-1980)

Autores

Palavras-chave:

BEMFAM. Controle de natalidade. Documentos pontifícios. Estratégias. Leis.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a atuação da BEMFAM - Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil - entre os anos 1965-1980. A BEMFAM foi criada durante a XV Jornada Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia, no Rio de Janeiro, em 1965 e tinha a intenção, segundo seus criadores, de agenciar o planejamento familiar e reduzir o número de abortos realizados no Brasil. Aquela entidade recebeu muitas críticas da sociedade em geral, pois foram várias as denúncias de que ela estaria realizando esterilizações sem o consentimento das mulheres. Criticada pelas esquerdas, por parte dos militares e por feministas, foi identificada como um órgão a serviço dos países de primeiro mundo, com intenções imperialistas. As principais fontes utilizadas neste artigo são: publicações da BEMFAM, jornais da época e documentos pontifícios. O presente texto versa sobre as estratégias utilizadas pela BEMFAM na defesa do controle de natalidade, apesar das constantes críticas, leis contrárias e impedimentos religiosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valderiza Almeida Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina/Doutoranda

Atualmente é doutoranda em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2012). Graduada em História pela mesma Universidade (2008). Desenvolveu pesquisa sobre o uso e recusa da contracepção medicalizada pelas mulheres de camadas populares de bairros periféricos da cidade de Fortaleza nas décadas de 1960-1980. Tem interesse em História do Brasil República, História, Memória e Gênero, História das mulheres, práticas contraceptivas e direitos reprodutivos. Participa do Grupo de Pesquisa e Estudos em História e Gênero (GPEHG-UFC) e do Laboratório de Estudos de Gênero (LEGH-UFSC), ambos vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

MENEZES, V. A. Evitando “a proliferação de uma sub-raça”: as estratégias da BEMFAM na defesa do controle de natalidade (1965-1980). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 20, n. 43, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/13378. Acesso em: 30 jun. 2024.