Entre Clio e Melpomene: a Batalha de Salamina em Heródoto e Ésquilo
Palavras-chave:
Tragédia, História, Heródoto, ÉsquiloResumo
Este trabalho amplia e aprofunda questões discutidas em outra ocasiáo, onde se verificou a relaçáo Poesia/História, presente em termos teóricos, na Poética de Aristóteles. Agora, este trabalho objetiva, a partir desse referencial levantado, aprofundar e ampliar a mesma problemática, analisando-a textualmente e inscrevendo-a no contexto específico da constituiçáo do discurso racional na Grécia. Se estuda, comparativamente, a tematizaçáo do "fato" histórico Batalha de Salamina na tragédia Os Persas de Ésquilo e nas Histórias (Livro VIII, 40-117) de Heródoto. A partir do levantamento dos elementos formais e conteudísticos de cada um dos textos, se buscará, tal qual no trabalho anterior, estabelecer-se um marco comparativo entre esses dois discursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.