MINAS TEXAS OU O FAROESTE NORTE-MINEIRO: CORONELISMO, PATRIARCALISMO, PROTAGONISMO FEMININO E TIRO PRA TUDO QUANTO É LADO
Resumo
Partiremos, neste artigo, para uma análise do enredo do filme Minas Texas (1989), atentando-nos para a influência dos filmes de faroeste e aspectos que apontem para a coexistência e/ou relação entre tradição e modernidade no decorrer da trama. Da junção entre os cenários de violência do velho oeste dos Estados Unidos (século XIX) e da cidade de Montes Claros (MG) da primeira metade do século XX – ambos em busca de modernização -, o cineasta Carlos Prates nos apresenta um painel da influência do cinema de faroeste hollywoodiano, com sua mitologia de heróis e heroínas, no imaginário dos espectadores, além de características culturais que reforçam o paralelismo entre ambas as paisagens, numa interação que parodia, ainda, a desterritorialização da cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.