MINAS TEXAS OU O FAROESTE NORTE-MINEIRO: CORONELISMO, PATRIARCALISMO, PROTAGONISMO FEMININO E TIRO PRA TUDO QUANTO É LADO

Autores/as

  • Fernando Rodrigues Oliveira Unimontes
  • Renata Santos Maia UFSC

Resumen

Partiremos, neste artigo, para uma análise do enredo do filme Minas Texas (1989), atentando-nos para a influência dos filmes de faroeste e aspectos que apontem para a coexistência e/ou relação entre tradição e modernidade no decorrer da trama. Da junção entre os cenários de violência do velho oeste dos Estados Unidos (século XIX) e da cidade de Montes Claros (MG) da primeira metade do século XX – ambos em busca de modernização -, o cineasta Carlos Prates nos apresenta um painel da influência do cinema de faroeste hollywoodiano, com sua mitologia de heróis e heroínas, no imaginário dos espectadores, além de características culturais que reforçam o paralelismo entre ambas as paisagens, numa interação que parodia, ainda, a desterritorialização da cultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

11-12-2023

Cómo citar

OLIVEIRA, F. R.; MAIA, R. S. MINAS TEXAS OU O FAROESTE NORTE-MINEIRO: CORONELISMO, PATRIARCALISMO, PROTAGONISMO FEMININO E TIRO PRA TUDO QUANTO É LADO. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 22, n. 45, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/15542. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos