Nas teias da fortuna acumulação mercantil e escravidão em manaus, século xix
Palavras-chave:
Escravidão, História Econômica, AmazôniaResumo
A presença de escravos africanos na Amazônia, tradicionalmente, é tratada como acessória e pouco significativa pela historiografia. Analisando um conjunto de fontes seriadas (inventários post-mortem e escrituras públicas) de Manaus, capital da Província do Amazonas no século XIX, o artigo busca iluminar o lugar desses sujeitos sociais no espaço da produçáo e, principalmente, seu papel na configuraçáo das fortunas da cidade no curso do Oitocentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.