O MUSEU COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA HISTÓRICA ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS

Autores

  • Rozeane Porto Diniz
  • Déborah Roberta Santiago Chaves Vilela
  • Zenaide Gregorio Alves
  • Ricardo de Aguiar Pacheco

Resumo

Resumo: O Museu é cognoscível no presente a partir da “experiência histórica” representada pelo seu acervo e da narrativa autorizada sobre os objetos que o compõem, tornando-o elemento vivo através de ações educativas e de sua relação com o ensino, sobretudo de história. Pensando nisso, temos por objetivo, discutir a “experiência histórica” no Museu através de ações educativas que promovam um contato dos sujeitos com seu acervo de forma produtiva para que as representações históricas aconteçam. Compreendemos que o Museu evoca memórias e, portanto, inscreve marcas para a configuração identitária, isso pode se dá pela experiência, pelas sensações e pelo processo de aprendizagem que esses “lugares de memória” podem evocar de forma justaposta. Em suma, o Museu ao projetar o passado sobre o presente através da “experiência histórica” promove identificação, estranhamento ou ruptura do que já não somos mais e se transforma em “lugar de memória” que reverbera representações históricas.

 

Palavras Chave: Museu. Experiência histórica. Ações educativas. Sujeito da exeperiência. Representações históricas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozeane Porto Diniz

Bolsista de PNPD CAPES/FACEPE pelo PGH UFRPE.

Déborah Roberta Santiago Chaves Vilela

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFRPE. Graduada em Licenciatura em História – UFRPE. Bolsista CAPES.

Zenaide Gregorio Alves

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFRPE. Graduada em Licenciatura Plena em História – UFRPE. Bolsista CAPES.

Ricardo de Aguiar Pacheco

Doutor em História/ Professor PGH UFRPE.

Downloads

Publicado

16-11-2023

Como Citar

DINIZ, . R. P. .; CHAVES VILELA, D. R. S.; ALVES, Z. G.; PACHECO, R. de A. O MUSEU COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA HISTÓRICA ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 21, n. 44, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/17515. Acesso em: 3 maio. 2024.