Carlindo Dantas, “um milagreiro de cemitério”: representação do sagrado no Seridó potiguar, Caicó/RN.
Palavras-chave:
Palavra-chaves, Carlindo Dantas, Crime, “milagreiro de cemitério”.Resumo
O presenteartigo tem como proposta examinar um crime ocorrido na cidade de Caicó/ RN, regiáo do Seridó no dia 28/10/ 1967, contra o Dr. Carlindo de Souza Dantas que ganhou repercussáo na sociedade seridoense porser um homem bastante conhecido,ao se destacar no cenário profissional como médico dos pobres. Além disso, se envolveu na política, se canidatando como Deputado Estadual,vencendo as eleições com um expressivo número de votos, conquistando um circulo de amizades e ao mesmo tempo de inimizades.Carlindo Dantas foi assassinado em frente ao CaicóEsporte Clube de forma misteriosa,onde logo após a sua morte seu túmulo passou a ser frequentemente visitado, tornando-se alvo de muitos pedidos e agradecimentos de graças alcançadas. Dessa maneira, Carlindo consagrado pela confiança popular é levado ao patamar de“milagreiro de cemitério”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.