O saber (histórico) em parâmetros: O ensino da História e as reformas curricu-lares das últimas décadas do século XX

Autores

  • Renilson Rosa Ribeiro

Palavras-chave:

História, Ensino, Currículo, Brasil, Século XX

Resumo


O objetivo deste artigo foi desenvolver um estudo sobre propostas para a história ensinada na escola fundamental presentes no discurso curricular, em especial nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e historiográfico brasileiro nas últimas décadas do século XX. O recorte temporal proposto fundamentou-se no processo de democratizaçáo da sociedade brasileira, ocorrido durante os anos 1980, tendo como seus desdobramentos a discussáo do seu modelo de ensino. Neste ínterim é que a disciplina História (e Geografia) foi (re)introduzida no currículo escolar. A partir desse momento, iniciou-se um longo processo de revisáo crítica dos métodos, teorias e conteúdos tradicionais desta disciplina, que continuou nos anos noventa e promete provocar ainda maiores debates e confrontos neste novo milênio. Os anos 1990 contribuíram de forma expressiva para ampliaçáo dos debates sobre o ensino de História, uma vez que neste período houve, através do governo federal, a aprovaçáo da Lei de Diretrizes e Bases da Educaçáo Nacional (1996) e elaboraçáo e aplicaçáo do Plano Nacional de Educaçáo, dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental e médio (a partir de 1997), dos Referenciais Nacionais para Formaçáo do Professores (1999) entre outros documentos. Estas leis e textos têm sido fonte de novas discussões e conflitos tanto nas escolas, quanto nas universidades.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-07-2010

Como Citar

RIBEIRO, R. R. O saber (histórico) em parâmetros: O ensino da História e as reformas curricu-lares das últimas décadas do século XX. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 10, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/196. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos