Vida de Escravo: algumas considerações sobre as vissicitudes passadas em Buenos Aires, pelos cativos afro-portenhos urbanos , entre 1770 e 1816
Palavras-chave:
Escravos, Buenos Aires, ViolênciaResumo
Este artigo procura apresentar, de forma sucinta, algumas considerações a respeito dos problemas enfrentados pelos escravos de Buenos Aires no seu dia a dia, na segunda metade do século XVIII. Vitimados pela coerçáo do sistema escravista que se impunha em toda a América Colonial, os afroportenhos tiveram de enfrentar, em seu cotidiano, a violência das elites senhoriais, nas suas mais diversas variações. Institucionalizada, a violência contra os cativos se fez presente, nos mais variados graus, evidenciando uma realidade que estava longe de ser considerada branda e pitoresca, como fazia crer a historiografia argentina, em época náo muito distante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.