A educação do homem culto - o norte-rio-grandense Juvenal Lamartine de Faria (1874 - 1956)
Palavras-chave:
Educação escolar, Homem culto, Juvenal LamartineResumo
Por meio de vestígios históricos relativos à educaçáo escolar primária, secundária e superior do norte-rio-grandense Juvenal Lamartine de Faria (1874-1956), o texto discute a educaçáo do "homem culto" nascido às vésperas da República e pertencente a uma elite política, social e econômica. A educaçáo desse "homem culto" seria resultante tanto de uma formaçáo escolar de natureza literária, científica, moral, pedagógica e jurídica quanto originária da militância política, da atuaçáo na imprensa e da leitura dos clássicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.