Uma imagem sobre o Massacre de Uruaçu (Rio Grande, 1645)
Palavras-chave:
Uruaçu, Domínio Holandês, História ColonialResumo
Focaliza os acontecimentos desenrolados no Rio Grande. Nossa atençáo está voltada para a violência dos conflitos narrados nas crônicas. Apresentamos uma breve análise discursiva do panfleto "Breve, verdadeira autêntica Relaçáo das últimas tiranias e crueldades que os pérfidos Holandeses usaram com os moradores do Rio Grande" de Lopo Curado Garro no qual descreve os horrores de um massacre a apenas 20 dias do ocorrido. Este trabalho é fruto de uma pesquisa que vem se desenvolvendo há um ano, enfocando o estudo da identidade do Rio Grande do Norte a partir de crônicas coloniais. Para este trabalho, especificamente, temos voltado as atenções para a temática da guerra nesse território durante o período conhecido como holandês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.