Uma Interpretação Levistraussiana das Representações Rupestres da Gruta do Índio, Vale do Peruaçu, MG
Palavras-chave:
Arqueologia, Antropologia estrutural, MitoResumo
O artigo apresenta alguns resultados da análise estruturalista de um painel do sítio Gruta do Índio, localizado no Vale do Peruaçu, Município de Januária, MG. Sáo evidenciadas as estruturas internas de organizaçáo na disposiçáo dos motivos e feitas comparações destes com as estruturas míticas dos cânticos xamânicos de cura, presentes em grupos aruak do norte do Brasil. Algumas considerações que reforçam a comparaçáo etnográfica sáo acrescidas no final do estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.