Das antiguidades americanas: arqueologia e relatos dos viajantes naturalistas no Nordeste do Brasil - séculos XVIII e XIX

Autores

  • Roberto Airon Silva

Palavras-chave:

Relatos de viagem, Naturalistas, História da arqueologia no Brasil

Resumo

A importância do estudo e da valorizaçáo das fontes escritas para a arqueologia hoje exige a aproximaçáo do trabalho do arqueólogo ao ofício do historiador. Dentre essas variadas formas de fontes escritas estáo os relatos etnográficos e os relatos de viagem, em especial aquelas dos viajantes naturalistas. O esboço promovido pela observaçáo desses viajantes promoveu um olhar diferenciado do olhar de cronistas e viajantes coloniais, pois a formaçáo destes naturalistas exigia a produçáo de uma observaçáo científica e sistemática da natureza, da terra e do homem. No contexto das novas tendências para a arqueologia no Brasil, esses dados podem promover importantes achados e o conhecimento do universo das idéias que permearam esses relatos e sua relaçáo com a prática arqueológica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-07-2010

Como Citar

SILVA, R. A. Das antiguidades americanas: arqueologia e relatos dos viajantes naturalistas no Nordeste do Brasil - séculos XVIII e XIX. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 6, n. 13, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/273. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos