Das antiguidades americanas: arqueologia e relatos dos viajantes naturalistas no Nordeste do Brasil - séculos XVIII e XIX
Palavras-chave:
Relatos de viagem, Naturalistas, História da arqueologia no BrasilResumo
A importância do estudo e da valorizaçáo das fontes escritas para a arqueologia hoje exige a aproximaçáo do trabalho do arqueólogo ao ofício do historiador. Dentre essas variadas formas de fontes escritas estáo os relatos etnográficos e os relatos de viagem, em especial aquelas dos viajantes naturalistas. O esboço promovido pela observaçáo desses viajantes promoveu um olhar diferenciado do olhar de cronistas e viajantes coloniais, pois a formaçáo destes naturalistas exigia a produçáo de uma observaçáo científica e sistemática da natureza, da terra e do homem. No contexto das novas tendências para a arqueologia no Brasil, esses dados podem promover importantes achados e o conhecimento do universo das idéias que permearam esses relatos e sua relaçáo com a prática arqueológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.