A Sociologia como forma de intervir no melhoramento da vida humana: as idéias de Costa Pinto e as de Guerreiro Ramos lidas í  luz de algumas considerações sobre as Ciências Sociais e o mundo hoje

Autores

  • Maria José de Rezende

Palavras-chave:

Mudança, Saberes, Práticas sociológicas

Resumo

Este artigo pretende chamar a atençáo para a importância da sociologia brasileira contemporânea. As temáticas discutidas por dois de seus representantes como Costa Pinto e Guerreiro Ramos, ao longo da segunda metade do século XX, estáo presentes nas preocupações de vários teóricos. Como náo é possível, em apenas um artigo, traçar um amplo paralelo entre os sociólogos brasileiros analisados e os vários pensadores contemporâneos, escolheu-se aqui demonstrar como as reflexões desses dois pensadores embora marcadas por diferenças, aproximações e distanciamentos, já traziam no seu bojo várias questões que estáo sendo problematizadas por um dos mais importantes expoentes da sociologia contemporânea: Bauman. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-07-2010

Como Citar

REZENDE, M. J. de. A Sociologia como forma de intervir no melhoramento da vida humana: as idéias de Costa Pinto e as de Guerreiro Ramos lidas í  luz de algumas considerações sobre as Ciências Sociais e o mundo hoje. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 14, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/286. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos