O barroco mestiço: sistema de valores da sociedade açucareira da América Portuguesa nos séculos XVII e XVIII
Palavras-chave:
Barroco, Mestiçagem, ConceitosResumo
Neste trabalho apresentamos um novo instrumento para a pesquisa sobre cultura e sociedade colonial na zona canavieira da América portuguesa, o conceito de barroco mestiço. A partir de uma reflexáo sobre a funçáo dos conceitos em História, e da preocupaçáo com o estabelecimento de conceitos e categorias para o estudo sócio-cultural sobre o mundo colonial, discutimos a importância da noçáo e sistema de valores, a definiçáo de cultura barroca e a revisáo do conceito de mestiçagem. Terminamos, por fim, por traçar os primeiros aspectos da conceituaçáo do barroco mestiço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.