Os carmelitas de Sabará e as solenidades da semana santa (séculos XVIII-XIX)
Palavras-chave:
Semana Santa, Procissões, Minas GeraisResumo
No presente artigo faremos a análise de algumas solenidades da Semana Santa promovidas pela Ordem terceira de Nossa senhora do Carmo da Vila Real de Sabará, na Capitania das Minas Gerais. Esse período do calendário religioso alterava profundamente o ritmo diário das povoações mineiras coloniais que participavam ativamente de todas as ocasiões. Analisando a procissáo do Triunfo de Ramos, trataremos de elementos centrais da cultura e mentalidade Barroca colonial, como por exemplo, hierarquias, pompa, o providencialismo, entre outros aspectos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.