Saúde e instrução em São Paulo na primeira República: projetos de modernização
Palavras-chave:
História da medicina, São Paulo, ModernizaçãoResumo
O objetivo principal neste trabalho é o de analisar o ensino médico paulista no período entre os anos 1891 e 1913, a partir dos processos de criaçáo da Faculdade de Medicina e Cirurgia de Sáo Paulo. Como suporte desse trabalho me interessa avaliar a constituiçáo geral das instituições instaladas no período, das associações médicas e dos periódicos criados, com a intençáo de entender o cenário mais complexo da pesquisa experimental que se instalava. Esse processo ocorre simultaneamente a uma idéia de saúde pública e implantaçáo do ensino superior como novas formas de pensar a modernidade do projeto republicano paulista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.