Aspectos históricos da hanseníase em Recife, Pernambuco
Palavras-chave:
Hanseníase, Hospitais de lázaros, Recife, século XVIIIResumo
Uma revisáo histórico-bibliográfica foi realizada dos registros históricos sobre a hanseníase em Recife, Pernambuco, desde o início do século XVIII até o século XX. Um trabalho de campo foi realizado na tentativa de localizar todos os diversos locais de isolamento no Recife ao longo dos séculos. Nesse contexto foi possível identificar-se por parte da igreja, do Estado e dos próprios enfermos, uma visáo ideológica da doença que enfatizou a política de isolamento dos hansênicos, em locais na periferia do centro urbano, sem que se encontrassem registros de tratamento médico dos enfermos, e sim, de uma constante preocupaçáo com a sua assistência espiritual e religiosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.