Catolicismo laico e catolicismo romanizado no Ceará: tensões, conflitos e resistências, na transição do século XIX para o século XX (esse estranho felismino)

Autores

  • Márcio de Souza Porto

Palavras-chave:

Igreja católica, Clericalização, Romanização

Resumo

Este ensaio tem por objetivo contribuir para o debate historiográfico sobre as especificidades do processo de romanizaçáo da Igreja Católica no Ceará, no final do século XIX e inícios do século XX. Tendo como pano de fundo conflitos e tensões ocorridas entre um dirigente da Conferência do Divino Espírito Santo, da cidade de Aracati, e a Igreja local, pretende explicitar como o projeto de clericalizaçáo e sacramentalizaçáo das práticas religiosas, dos locais de culto e dos rituais católicos, foi um processo vivenciado de forma diversa nas diferentes regiões brasileiras e, portanto, submetido a resignificações, reelaborações, negociações e tensões, quando posto em prática no cotidiano da populaçáo católica brasileira.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-07-2010

Como Citar

PORTO, M. de S. Catolicismo laico e catolicismo romanizado no Ceará: tensões, conflitos e resistências, na transição do século XIX para o século XX (esse estranho felismino). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 17, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/315. Acesso em: 12 nov. 2024.