Catolicismo laico e catolicismo romanizado no Ceará: tensões, conflitos e resistências, na transição do século XIX para o século XX (esse estranho felismino)
Palavras-chave:
Igreja católica, Clericalização, RomanizaçãoResumo
Este ensaio tem por objetivo contribuir para o debate historiográfico sobre as especificidades do processo de romanizaçáo da Igreja Católica no Ceará, no final do século XIX e inícios do século XX. Tendo como pano de fundo conflitos e tensões ocorridas entre um dirigente da Conferência do Divino Espírito Santo, da cidade de Aracati, e a Igreja local, pretende explicitar como o projeto de clericalizaçáo e sacramentalizaçáo das práticas religiosas, dos locais de culto e dos rituais católicos, foi um processo vivenciado de forma diversa nas diferentes regiões brasileiras e, portanto, submetido a resignificações, reelaborações, negociações e tensões, quando posto em prática no cotidiano da populaçáo católica brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.