Anatomia e fisiologia na idade trágica dos Gregos
Palavras-chave:
História da medicina, Anatomia, FisiologiaResumo
Este artigo se propõe a resenhar os primeiros passos de duas disciplinas básicas da Medicina moderna: Anatomia e Fisiologia. Ambas se iniciam na Grécia clássica, embora náo haja documentos científicos, apenas textos ópicos, a expressar uma visáo leiga e poética. A característica fundamental do pensamento grego estava no dualismo das relações entre a realidade empírica e um Absoluto que a explicasse; na separaçáo entre Deus e o mundo. Daí, resultam o irracionalismo e um pessimismo desesperado, que fez esta época ser chamada de 'trágica'. A seguir, o naturalismo lógico dos pré-socráticos oferecerá a base para o nascimento da Medicina naturalista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.